Como os modelos atuais de veículos são mais confiáveis e quase não incomodam os motoristas, muitas vezes esquecemos de realizar manutenções frequentes. O problema é que pode acabar resultando em algum problema futuro.

Pelo menos uma vez por semana, é preciso fazer checagens rápidas, como: calibrar os pneus, conferir as lâmpadas, o capô e dar uma olhada geral. Para não ficar pelo caminho, também preste muita atenção ao motor, e nos líquidos que vão nele, pois pode ser que há algo errado sem você saber. 

Gostaria de conhecer dicas para identificar esses problemas? Então continue a leitura! 

Quando o motor está em perfeito funcionamento, a ponta do cano de escape (Escapamento)  não acumula nenhum material estranho. Se você encontrar um excesso de fuligem, borras oleosas ou ferrugem, é um primeiro sinal de problema. Peça para alguém manter o carroacelerado e avalie a fumaça.

 

Fumaça preta

Se o carro estiver soltando uma fumaça escura, com um cheiro forte de combustível. É muito provável que algo não esteja certo. Pode ser uma falha na injeção (ou carburador), sistema de ignição, válvulas, sensores ou filtro de ar.

Se tiver um desses defeitos, o motor recebe mais combustível do que o necessário ou não consegue queimar o que entra nos cilindros, mesmo na quantidade certa. Além de aumentar o consumo, esse excesso contamina o óleo, reduz a lubrificação e danifica o catalisador.

 

Fumaça azulada

O aparecimento de uma fumaça cinza azulada, com cheiro de óleo queimado, também é bastante comum. Geralmente, costumam “condenar” o motor, mas não acredite. É verdade que, em casos extremos, a única solução é a retífica. Mas existem muitas outras causas.

Mesmo quando o motor está “fumando” direto, é preciso investigar bem. Pode ser um desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.

 

Fumaça branca

Um defeito raro, mas que pode aparecer, é a queima do fluido de freio. Isso acontece quando o cilindro mestre tem algum defeito interno e começa a vazar para dentro do servofreio. Como este componente usa o vácuo do motor, o óleo acaba sendo aspirado junto.

Além de soltar uma fumaça clara pelo escapamento, com cheiro de fluido hidráulico, o carro costuma dar outros sinais de que algo está errado. Você passa a encher o reservatório toda semana, o pedal fica estranho, é preciso “bombear” para frear, entre outros problemas.

 

Vapor de água

Na partida em dias frios, principalmente quando se abastece com etanol, é normal que o escape solte um pouco de vapor até o motor aquecer. Mas não pode ser algo exagerado. Hoje em dia, é comum adulterarem esse combustível colocando mais água do que o permitido.

Outro problema muito sério é quando o líquido do sistema de arrefecimento começa a sumir. A junta do cabeçote pode ter alguma falha e deixar a água vazar para dentro de um cilindro ou escorrer até o cárter. Confira se o óleo não está esbranquiçado ou tem sinais de umidade.

 

Fique Atento

Ao identificar qualquer uma das situações que falamos, o importante é não “deixar para depois”. Procure um especialista e faça os reparos necessários. Muitas vezes, um problema simples pode causar um estrago enorme e até colocar sua segurança em risco.