A pinça de freio também conhecida como punho ou cavalete, nada mais é do que um cilindro que atua sobre um pistão, gerando força para fechar as pastilhas de freio no disco, além disso serve de suporte e proteção para as pastilhas. Quando o motorista pressiona o pedal do freio, a força hidráulica empurra o pistão em direção ao disco, permitindo que o disco de freio seja fixado com pastilhas em ambos os lados.

 

Qual a importância da pinça de freio?

Na pinça de freio existe uma série de forças distintas que atuam em alta intensidade, são elas: pressão, compressão, momento e tração. A falta dessas forças é afetada diretamente no bom funcionamento do freio e do veículo em modo geral.

 

Quais os tipos de pinça de freio?

Existem dois modelos de pinça: Axial e Radial. A melhor forma de adquiri-las é através das pinças de freio usinadas e fabricadas a partir de uma única peça, podemos chamá-las de monobloco, sua vantagem comparada com as convencionais é na hora da sua instalação, visto que tem um número menor de peças móveis para adaptação de sua fixação na manga de eixo (para carros) ou bengala (para motos).

 


Causa e solução para barulhos na pinça de freio

O barulho pode ocorrer com determinados tipos de freio, e a resposta para esse ruído é bem simples, trata-se do afrouxamento da fixação das pinças de freio. Isso ocorre com o tempo de uso. Esta fixação é realizada por um conjunto de bucha e pino guia, que vai perdendo sua eficiência aos poucos.

Para solucionar esse problema basta eliminar a folga que existe entre o pino guia e o cavalete de freio, isso pode ser feito através do uso de uma graxa resistente em alta temperatura, que irá ajudar a reduzir a folga existente, sem afetar no movimento do bom funcionamento do freio.